sobre.

Soy Loco por Ti Juquery é um festival de arte e novas mídias, gratuito e aberto ao público, que propõe uma ocupação cultural do Complexo Hospitalar do Juquery, localizado em Franco da Rocha, São Paulo. Além de oficinas e rodas de conversa, o projeto também contempla uma residência artística, que busca um encontro entre diferentes olhares, linguagens e trajetórias artísticas, atravessado pela história do Juquery. 

 

O festival, que fez sua estreia em 2018, foi criado a partir do desejo de ressignificar o Juquery, relembrando o papel fundamental que a arte possui em sua história em função da atuação do psiquiatra, crítico de arte e músico paraibano dr. Osório Thaumaturgo César (1895 -1979) na instituição, pioneiro no uso da arte como ferramenta terapêutica no tratamento psiquiátrico. O projeto também pretende contribuir para a discussão sobre os planos futuros do uso de seu espaço por parte da população.

Em 2020, com a pandemia do COVID-19 e o isolamento social, criamos um novo formato para que o festival siga, o Soy Loco em Casa. É este mesmo formato que faremos em 2021, na sua quarta edição.

Do Juquery para o mundo, através de encontros virtuais que discutirão as práticas ligadas à arte e à saúde mental. Do Juquery para dentro da casa das pessoas de Franco da Rocha e região, através de formatos inovadores que a arte permite criar. Somos um  festival responsável e incentivamos a criatividade dos nossos artistas. 

 

Em 2022 celebramos a 5ª edição do Soy Loco, um festival que nasceu com a proposta de ocupar os prédios do Juquery e ressignificá-los através da arte. Após dois anos de edições com formatos alternativos, devido à pandemia, voltamos ao presencial. É importante o encontro físico, após esse momento de sofrimento e de aumento significativo das crises na saúde mental. Celebramos, pois em 2021 os últimos moradores-pacientes do Juquery foram transferidos e novos ciclos se abriram para o espaço. Celebramos a inauguração do MAOC (Museu de Arte Osório Cesar), um marco para a cidade de Franco da Rocha. Celebramos através do riso, do circo, do lúdico, das obras singelas e potentes de Nailton, artista que tem acompanhado de perto esses cinco anos de nossa história. 

 

A arte é, sem dúvidas, um dos meios mais potentes de cura, seja criando espaços de conforto, onde se pode ser tudo aquilo que se é, seja pela sua potência de jogar luz às questões relevantes de nossa sociedade. O Soy Loco Por Ti Juquery celebra a todos que nos acompanharam durante esses cinco anos, os artistas e o público, todas as sementes que daqui nasceram e estão pelo mundo gerando frutos. Como diz o nosso ícone Ranulfo Faria, músico (e muito mais) de Franco da Rocha, trata-se de uma refundação do Juquery, através da arte. E não há pilar mais sólido do que este para a criação de uma nova história. Que seja lindo, que seja leve, que seja profundo, que reverbere!
 

equipe_MG_9164.JPG